sábado, 16 de julho de 2011

QUE ASSIM SEJA!!!!!!!!

               O homem é o único animal  Ético que existe no nosso planeta.  Não obstante, um exame da sociedade, nas suas variadas épocas, face à agressividade bélica, à indiferença pela vida, à barbárie que dá mostras em inúmeras ocasiões, nos dá mostra que a humanidade precisa fazer um mergulho introspectivo para se conhecer melhor como um membro responsável da sociedade humana, da qual sempre necessitará.  E amadurecendo psicologicamente e moralmente, assumirá a sua  parte na humanidade. Ai, as ações humanitárias será o passo que desvelará a Consciência Ética no indivíduo, que já não se contentará com a experiência do prazer pessoal, egoísta, dando-se conta das necessidades à sua volta, aguardando lhe a contribuição.  A Consciência Ética é a conquista da iluminação, da lucidez intelecto – moral, do dever solidário e humano.
              
            Se a humanidade seguisse à risca as Leis Morais especialmente, a Lei
De Justiça, Amor e caridade as Leis do Estado, os Códigos Estabelecidos pelos ho-
mens, por via legislativa, seriam desnecessária.  Mas os seres humanos ainda não
Aprenderam viver fraternal e pacificamente em sociedade.  Por isso, faz se impres-
cindível a Lei Humana, que, ao mesmo tempo em que “dá direito”, “impõe deveres” que oprime, a fim de que haja um mínimo de equilíbrio na vida social, e em todos  os cantos deste PLANETA.

                  A preocupação com as Questões Morais está sendo despertada por toda
parte. Discute-se a política que desperta o interesse geral; discutem-se os interesses
particulares ; despertam paixões ataque ou a defesa de personalidades; os sistemas
conquistam partidários e detratores; mas as verdades morais , que são o alimento da alma, o pão da vida, permanecem na poeira acumulada pelos séculos.  Os valores morais agregam pessoas, aproximam  os diferentes, fazem com que os discordantes no mundo das crenças se dêem as mãos no mundo da solidariedade, na busca de superação do sofrimento humano, que a todos  humilha e iguala, indiferente de raça, gênero ou religião.  Quando a humanidade estive com o coração cheio de consciência moral promoveremos a justiça e a paz no mundo!!

                  Deus deu ao homem a faculdade de pensar e condição primordial da Fe-
licidade pelo pensamento, que é a razão, a Dialética Moral  consiste  que todas as coisas estão em constante transformação, que não ocupam determinado e fixado lugar, que marcham para estados melhores, podem até estacionar por um tempo, mas as forças das  circunstâncias as forçam a evoluir, e esses estados de melhoras, são conquistados no tempo, e no espaço.  Basta olhar a história da vida na Terra, nas plantas, nos animais e nos homens, constantemente em transformação.
                 O destino não é cruel como se acredita; cruéis são os resultados de atitudes cruéis do homem, atitudes que ferem os ditames da Lei de Deus, na evolução do pensamento científico que não conduz a descoberta de nós mesmos. A Ética e a moral se baseiam, portanto nos atos.  A quantidade de bem e de mal, depende de fatores Culturais, Religiosos, Políticos e Sociais, que colaboram com a formação da personalidade de cada um, apesar da Índole.  A evolução não dá salto é gradativa.
           A confusão ora reinante na sociedade resulta do descaso a que se tem votado a importante questão da educação.  Os males que flagelam a humanidade contemporânea procedem da descrença, do ceticismo e da falta de confiança na eficiência da educação moral.  O mundo está em crise, crise de dignidade.  Desta, se originam as outras.  Não é de sábios que carecemos,  os problemas da inteligência estão, por assim dizer, resolvidos conforme atesta o surto imenso de progresso material atingido.  Não obstante, o momento que atravessamos é dos mais angustiosos.  Os grandes financistas e economistas não solucionam o problema do pão.  Os estadistas de renome não resolvem satisfatoriamente o problema político. Os sociólogos de alta envergadura mostram-se impotentes diante dos problemas sociais tais como o pauperismo, o crime, o vício e a enfermidade.  Por quê? Certamente porque lhes falta à percepção íntima das grandes realidades da vida, dessa vida que não começa no berço nem termina no túmulo; percepção que só se alcança através do culto sincero da verdade; que só se aprende sondando os arcanos da consciência e auscultando a sua voz; que só se logra no estudo e na meditação da ciência da moral, que é a ciência do coração.  Não é de conhecimentos que precisam os homens da atualidade, responsáveis pela situação aflitiva dos dias que correm: é de sentimento."

                      As causas da situação estão claras: falta de profundidade sobre o ser e a vida, falta de crença na eficiência da educação moral, falta de sentimento para equilibrar o desenvolvimento da inteligência.   A escola é reflexo desses posicionamentos equivocados que não levam em conta a espiritualidade do homem, o finalismo superior da existência.  Enquanto insistirem os responsáveis pela educação brasileira em ignorar a realidade imortal e a necessidade da formação do caráter com a aplicação da educação moral, a escola continuará sendo alvo de inúmeros questionamentos e o ensino se caracterizará por não conseguir preencher as necessidades do aluno.  Precisamos de sentimento e de uma nova filosofia de educação para renovar a escola a partir da mudança dos projetos pedagógicos, projetos esses que deve levar em consideração os valores da vida e não somente os valores intelectuais, culturais e profissionais.   Que adianta ter um diploma que habilita o exercício de uma profissão se nesse exercício não utilizamos à ética?


                        Como a educação da alma é objeto da vida, importa em resumir seus preceitos em palavras: aumentar tudo quanto for intelectual e elevado.  Lutar, combater, sofrer pelo bem dos homens e dos mundos.   Iniciar seus semelhantes nos esplendores do verdadeiro e do belo.  Amar a verdade e a justiça, praticar para com todos a caridade, a benevolência  tal o segredo da felicidade presente e futura, tal o dever, tal é a fé que está legado  à humanidade.  Educar a alma, bela expressão ainda a ser devidamente compreendida.  E não se pode educar a alma sem amor no coração e sem trabalhar o bem, a verdade, a justiça, a caridade, e a benevolência.

                                                                                                                                      Angela Silva.
                    
                  



                    

                 

Nenhum comentário:

Postar um comentário