terça-feira, 19 de julho de 2011

A LEI DE DEUS É A ETERNA LEI DO PROGRESSO.


 
        É necessidade urgente que todos  tomem consciência de suas  ações. Quantas  vezes  vemos alguém querendo  impor as suas  idéias ao grupo que freqüenta?  Lembremo-nos do provérbio que diz: "Todo o excesso é prejudicial".  Procuremos sempre o meio termo como nos aconselhava o filósofo Aristóteles, que colocava a  virtude no meio, ou seja, entre o excesso para mais e o excesso para menos.  Não a colocava como uma média, mas como o ponto de equilíbrio entre os excessos. Em nossa época, supostamente dominada pela ciência e pela tecnologia, o fanatismo parece ser uma reação  recalcada do inconsciente da humanidade. Fanatismo  quer dizer "o que pertence a um templo".  O indivíduo fanático ocupa o lugar de escravo diante do senhor absoluto, encarnado ou desencarnado  que, pode ser uma divindade, um líder mundano, uma causa suprema ou uma fé cega. O fanatismo é alimentado por um sistema de crenças absolutas e irracionais  que visa  servir  à um ser  poderoso empenhado na luta contra o Mal.  Ou seja, o fanático acha que pode exorcizar pessoas e coisas supostamente possuídas pelo demônio".  "combater as forças do Mal" ou "salvar a humanidade" do caos.
        Como  percebemos, o fanatismo atua para além do efeito religioso, mas não extrapola ao campo ideológico como um todo. Há fanatismo entre religiosos de todo o tipo, do menos ao mais irracional. Mas, não existe fanatismo racional. Por isso, para o fanático religioso, não basta adorar um Deus visto como Senhor absoluto, é necessário ser soldado fiel e dedicado dele no mundo, lutar pela causa superior, pregar, exorcizar, forçar as "pessoas" ou "divergentes" à conversão absoluta, à qualquer preço. O fanático está sempre disposto a dar provas do quanto sua causa suprema vale mais do que as próprias vidas: dele, de sua família ou mesmo de toda a humanidade. Ele mata por uma idéia e igualmente morre por ela.  O mundo fanático foi dividido entre "os eleitos" e os que continuam nas trevas e que precisam ser salvos ou serem combatidos por todos os meios, pois "são forças do mal". 
Perdem uma vida inteira nesta alienação!  Deixando de ser verdadeiramente um servo fiel e obediente a um senhor de AMOR e BONDADE, para ser joguete das forças negativas que se apossam de suas mentes doentias, atirando-os no mar das dores e desilusões.  Temos diante de nós uma imensa escada e ainda nos encontramos nos primeiros degraus. Procuremos, então, através dos nossos trabalhos na Seara do Bem, através dos nossos esforços de auto-aprimoramento, arregimentar as forças necessárias para subirmos aos mais altos degraus do progresso  espiritual.  A prevenção contra o fanatismo é  a fé raciocinada, uma educação de  qualidade, que promova a cultura geral  mais do que a fé e o sentido de grupo, e de criatividade e humor.
                                                                                                                           Angela Silva.

Nenhum comentário:

Postar um comentário